Mercado de soja apresenta alta ao encerrar a semana em Chicago
Cotação de maio24, referência para a safra brasileira, registra alta de 1,52%

Na Bolsa de Chicago, a soja registrou aumento devido à redução nos estoques finais mundiais, após a divulgação do relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), conforme informações da TF Agroeconômica. O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, encerrou com elevação de 1,17%, a $1170,50 por bushel. Por sua vez, a cotação de maio24, que é uma referência para a safra brasileira, teve alta de 1,52%, chegando a $1184,00. O contrato de farelo de soja para maio apresentou aumento de 2,09%, a $331,4 a tonelada curta, enquanto o contrato de óleo de soja para maio fechou com queda de -0,39%, a $46,17 por libra-peso.
O relatório de oferta e demanda do USDA mostrou resultados favoráveis para a soja. Houve manutenção dos dados de estoque final para os EUA e redução a nível mundial, o que contribuiu para a valorização da soja, encerrando a segunda semana consecutiva em alta após um período de 10 semanas em baixa. Apesar de fatores como a evolução da colheita no Brasil e a boa safra na Argentina exercerem pressão sobre o grão, a soja apresentou indícios de estabilidade nos últimos dias, resultando em um aumento de 2,84% ou $32,75 por bushel ao final da semana. O farelo acumulou ganhos de 2,74% ou $9,1 a tonelada curta, enquanto o óleo de soja teve um incremento de 2,24% ou $1,01 por libra-peso no mesmo período.
A projeção para a oferta e demanda de soja nos EUA em 2023/24 permaneceu inalterada neste mês. Embora o esmagamento de soja tenha permanecido o mesmo, a taxa de extração de farelo aumentou ligeiramente e o incremento das exportações de farelo de soja está sendo compensado principalmente pela redução do uso interno.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Mercado de soja permanece estável no início do pregão, com expectativa por dados do RS
Milho tem baixa em sua cotação, enquanto contratos de trigo registram alta

Soja: Chicago busca lucros e monitora impacto das enchentes no Brasil
Contratos de soja em grão para entrega em julho fecham com leve queda de 0,18%

Mercado da soja em Chicago opera no vermelho com dólar forte e realização de lucros
Contratos da soja em grão com entrega em julho registram elevação de 2,45%

Bayer detalha transição para o novo herbicida da tecnologia Intacta 2 Xtend
Decisão da Aprosoja Brasil gera críticas





