Variedade de trigo tropical possui aumento de 12% na produção em períodos de seca.
Estudo analisou o desempenho do trigo tropical nas variedades predominantemente cultivadas em áreas sem irrigação.

Um estudo que analisou a resistência do trigo à escassez de água revelou que o cultivo da BRS 404 pode resultar em até sete sacas a mais em anos de pouca chuva no Brasil Central. A pesquisa comparou o rendimento das principais variedades de trigo tropical disponíveis no mercado entre 2019 e 2023.
Para avaliar a tolerância do trigo à falta de água, cientistas da Embrapa Trigo, no Rio Grande do Sul, coletaram informações sobre o desempenho das variedades de trigo de sequeiro no Brasil Central nos últimos cinco anos. De modo geral, a produção da variedade BRS 404 foi 12,4% maior em comparação com as outras cultivares, o que poderia representar um acréscimo de até sete sacas por hectare. A variação ficou entre 5% e 23%, sendo a brusone uma limitação em 2019, enquanto nos outros anos, a falta de água foi o fator restritivo.
Em 2022, em São Gonçalo do Sapucaí (MG), com apenas 97 mm de chuva durante todo o ciclo do trigo, a produção de grãos da BRS 404 foi 15,5% superior em relação a outras sete variedades. De acordo com o pesquisador Vanoli Fronza, o excelente rendimento da BRS 404 se deve ao seu alto potencial de enchimento de grãos, mesmo em condições adversas como seca e temperaturas elevadas.
Na região tropical, mais de 10 variedades de trigo de sequeiro estão disponíveis para cultivo. Em 2023, a cultivar BRS 404 se destacou em produtividade, alcançando 71,9 sacas por hectare, superando a segunda colocada. Esse diferencial das variedades de trigo de sequeiro é ainda mais relevante em anos secos, quando a média de produção na região não tem ultrapassado 40 sacas por hectare.
Avançando para o trigo tropical, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático indica seis estados para o cultivo de trigo na região tropical, com um crescimento significativo na área plantada e na produção durante os últimos anos.`]
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
EMBRAPA
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Riscos para a safrinha de milho: estresse hídrico e doenças do solo
Problemas na lavoura podem ser amenizados através de um bom planejamento

Cotação do trigo sobe novamente, enquanto soja mantém estabilidade em Chicago
Milho mantém estabilidade na abertura da sessão

Impacto da mudança do clima no aumento da incidência de brusone do trigo
A doença fúngica conhecida como brusone do trigo aflige áreas de clima quente e úmido

Avaliação do desempenho de máquinas agrícolas em trabalho de campo
Como os resultados podem auxiliar o agricultor a otimizar a produtividade e rentabilidade?





