Embrapa constata terceira queda consecutiva no custo de produção do leite
Custos de produção apresentam deflação de 4,8% no primeiro quadrimestre de 2024, com queda de 5,6% em relação a abril de 2023.

O Índice de Custos de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) registrou uma queda de 1,5% em abril, mantendo a tendência de recuo pelo terceiro mês consecutivo. No primeiro quadrimestre de 2024, ocorreu uma deflação de 4,8% nos custos de produção. Comparado a abril de 2023, a retração foi de 5,6%.
A redução nos custos foi impulsionada principalmente pelo grupo de Concentrado, com uma queda de 4,5%. Itens como ração comprada, farelos de soja e trigo, e fubá de milho tiveram quedas expressivas. O grupo Qualidade do leite registrou também uma redução de 2,9%, enquanto o grupo Minerais teve uma pequena queda de 0,1%.
Por outro lado, o grupo de Volumosos teve um aumento de 1,5% devido à alta nos custos dos combustíveis, um fator relevante na produção desse tipo de alimentação. Além disso, os grupos Energia e combustível e Sanidade e reprodução tiveram aumentos de 0,7% e 0,2%, respectivamente. O grupo Mão de obra não apresentou variação em abril.
No acumulado do primeiro quadrimestre, o ICPLeite/Embrapa apontou uma redução de 4,8% nos custos de produção de leite. O grupo Concentrado teve a maior queda, com -13,1%, seguido pelos grupos Volumosos (-3,0%) e Minerais (-0,4%). A qualidade do leite registrou uma queda de 5,1%.
Por outro lado, os grupos Mão de obra (5,7%), Sanidade e reprodução (2,9%) e Energia e combustível (1,2%) apresentaram aumentos nos custos.
Nos últimos doze meses, os custos de produção diminuíram 5,6%. Os grupos Minerais (-14,9%), Concentrado (-13,4%) e Volumosos (-9,9%) tiveram as maiores reduções. A qualidade do leite teve um decréscimo de 5,7%.
Em contrapartida, os custos de Energia e combustível aumentaram 18,8%, Mão de obra subiu 5,7% e Sanidade e reprodução teve um acréscimo de 5,2%.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Azevedo
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024

Soja teve altas: Em quais regiões os preços subiram?
Paraná registra altas pontuais de preços em diversos setores da economia

Produtores rural contrataram mais de 21 mil apólices de seguro em 2024
Alocados R$ 246 milhões para subsídio

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas





