Avanço da colheita de soja continua apesar das condições climáticas
Impacto das Condições Climáticas na Colheita da Soja no Estado

De acordo com o Informativo Conjuntural recentemente divulgado pela Emater/RS-Ascar, a colheita da soja no Rio Grande do Sul tem sido afetada pelas condições climáticas. Apesar dos dias majoritariamente nublados, as chuvas têm sido menos frequentes e em volumes baixos no Sul, Centro e Oeste do Estado, o que possibilitou o avanço da colheita, especialmente em áreas mais atrasadas.
No entanto, no Norte do estado, onde a colheita estava quase finalizada, as lavouras foram prejudicadas devido a garoas e ao excesso de umidade. Mesmo nas regiões com menos chuvas, os solos continuam saturados, prejudicando a atividade agrícola. Até o momento, 91% da área destinada à soja já foi colhida.
Além das perdas causadas por grãos germinados, mofados e pela debulha natural, que aumentam a cada dia de atraso, os custos têm sido elevados por conta da colheita em solo úmido. Isso levou à utilização parcial dos graneleiros para evitar danos devido ao excesso de peso.
A entrega da soja nas unidades de secagem e armazenamento também foi afetada, principalmente nos primeiros dias de retomada da colheita, devido à alta umidade dos grãos, que muitas vezes chega a 30%. Para um armazenamento adequado, é necessário reduzir a umidade para cerca de 14%, porém, a capacidade dos secadores é limitada.
As cooperativas com unidades de recebimento nas regiões Central e Campanha têm transportado os grãos para realizar a secagem nas sedes localizadas no Planalto Médio, devido à alta demanda de tempo e lenha para combustão nos locais de colheita.
Apesar das perdas nas lavouras colhidas depois do período chuvoso, que são significativas, observa-se que nas áreas implantadas mais recentemente, cujo ciclo terminou há pouco tempo, o índice de grãos avariados ou germinados é menor.
Inicialmente, a produtividade esperada era de 3.329 kg/ha, mas agora é aguardada uma variação negativa, dependendo dos resultados dos levantamentos que estão sendo realizados nas áreas que ainda serão colhidas e nas que foram perdidas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas

Recuperação da oferta de gado de pasto poderá sofrer atraso
Impacto do clima quente e seco nas regiões central e norte do país agrava cenário atual

Tecnologia e nutrição em destaque na participação da Yara na Expodireto Cotrijal
Agricultores terão a oportunidade de aprender sobre alternativas tecnológicas no evento.

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil





