Projeção de queda na produção de culturas de inverno para 2024
Projeções indicam redução na produção de grãos de inverno

Nesta quarta-feira (27), o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, publicou as primeiras projeções de área para as principais culturas de inverno em 2024. As informações apontam uma diminuição na intenção de plantio, principalmente devido ao aumento da área destinada à segunda safra, o que restringiu a disponibilidade de terras para o cultivo.
De acordo com a Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e o Boletim de Conjuntura Agropecuária, a área prevista para o trigo neste ano é de 1,17 milhão de hectares, representando uma redução significativa de 17% em relação aos 1,41 milhão de hectares plantados em 2023. Além do trigo, outras culturas de inverno, como canola, centeio, cevada e triticale, também devem ocupar uma área menor.
O aumento da área destinada à segunda safra, em especial para o cultivo de feijão e milho, é apontado como um dos principais motivos para a diminuição na área reservada para as culturas de inverno. Com muitas áreas já ocupadas durante o período de semeadura do trigo, os produtores enfrentam restrições para expandir o plantio dessas culturas.
Além disso, a perspectiva de menor rentabilidade em comparação com anos anteriores e o desalento causado pela safra decepcionante de 2023 também contribuem para a redução na área plantada de culturas de inverno. Apesar da falta de alternativa para plantar uma segunda safra, alguns produtores podem optar por semear plantas de cobertura, como a aveia, que podem ter uma área colhida maior em 2024.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Paraná sugere Plano Safra 2024/25 ao governo federal com investimento de R$ 568 bilhões
Ministério libera R$ 435,9 bilhões no período 2023/24

Soja atinge novo patamar de preço e estimula a venda no Brasil
Mercado de grãos: trigo em alta e contratos de milho estáveis

Soja teve altas: Em quais regiões os preços subiram?
Paraná registra altas pontuais de preços em diversos setores da economia

Brasil já supera o total de exportações de trigo em 2024 comparado ao ano anterior
O recorde não está apenas na exportação, mas também no volume total movimentado de trigo





