Voltar
Agronegócio
1 min de leitura

Uso de microrganismos aumenta produtividade do arroz irrigado

Pesquisas mostram eficiência com menos fertilizantes no cultivo

Camila Souza Ramos22 de junho de 2026 às 02:00
Uso de microrganismos aumenta produtividade do arroz irrigado

Pesquisas no Rio Grande do Sul revelam que a utilização de microrganismos na adubação do arroz irrigado pode aumentar a produtividade, mesmo com uma menor aplicação de fertilizantes nitrogenados.

De acordo com o engenheiro agrônomo Giovani Wrasse, estudos realizados mostraram que a co-inoculação de variedades de microrganismos, como Azospirillum brasilense, Pseudomonas fluorescens, Bacillus pumilus, Bacillus megaterium e Trichoderma harzianum, trouxe resultados significativos na produção de grãos.

Os testes demonstraram que o rendimento alcançou até 12.535 quilos por hectare, mesmo com redução de nitrogênio em até 50%.

Esses resultados são parte do artigo "Agricultural Microorganisms in Irrigated Rice with Reduced Nitrogen Fertilizer Rate", publicado na Universal Journal of Agricultural Research. A pesquisa confirma que bioinsumos podem ser uma solução viável para aumentar a eficiência no uso de nutrientes e, ao mesmo tempo, reduzir custos e o impacto ambiental.

Esses dados ressaltam a relevância da co-inoculação no desenvolvimento de práticas agrícolas que visam a otimização dos recursos no cultivo do arroz.

Contexto

Com a crescente demanda por alimentos e a necessidade de práticas mais sustentáveis, a pesquisa se destaca como uma alternativa para a agricultura moderna, promovendo um equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Agronegócio