Peão mineiro é eleito o melhor novato de 2024 e garante o 14º título para o Brasil
Com a bandeira do Brasil na mão esquerda e um largo sorriso no rosto, Cássio Dias, 22 anos, da cidade de Minas Gerais, ergueu o troféu de campeão mundial da Professional Bull Riders (PBR) em Arlington, no Texas, no domingo (19/5). No total, foi o 14º título mundial do Brasil e o desfecho da competição acirrada com o jovem peão brasileiro-americano, John Crimber, de 18 anos.
Crimber, natural de Decatur (Texas) e filho do peão brasileiro aposentado Paulo Crimber, demonstrou grande talento e coragem. Ele conseguiu dominar 3 dos 4 touros na final e alcançar a melhor nota da temporada, 95. No entanto, não conseguiu superar Cássio, conhecido como "Iron Man", que havia sido internado uma semana antes com costelas fraturadas após um acidente.
Além de conquistar o título mundial, Cássio também garantiu o prêmio de "rookie of the year" (novato do ano), tornando-se apenas o segundo peão na história a receber ambas as premiações na mesma temporada. Com o título, ele levou para casa um prêmio de US$ 1 milhão, totalizando US$ 1.555.797,33 no Mundial de 2024.
No momento de celebração no pódio, Cássio, emocionado, expressou sua gratidão a Deus por permitir que ele montasse mesmo com as costas quebradas: "Ele me prometeu que um dia seria campeão do mundo, e aqui estou", destacou o peão. A competição ocorreu na arena do Dallas Cowboys, time da NFL (liga de futebol americano).
Com uma proteção especial e homenageando Lane Frost, Cássio admitiu sentir muitas dores nas montarias, chegando a temer pular do touro nas rodadas iniciais da final. Mesmo com os alertas médicos sobre as possíveis dores, o campeão decidiu ignorá-las para perseguir o título mundial.
As finais foram disputadas em duas montarias no sábado e mais duas no domingo. Mesmo com a pressão de Crimber, que obteve sucesso em uma das rodadas com a maior nota da temporada, Cássio se destacou e garantiu a vitória ao somar 1.830,33 pontos, encerrando 238,5 pontos à frente de seu adversário.
Ao longo dos 31 anos de história da PBR, Cássio se tornou o 22º campeão e o nono brasileiro a conquistar o título mundial. Ele se junta a outros peões brasileiros que alcançaram esse feito, como Adriano Moraes, Silvano Alves, Ednei Caminhas, Guilherme Marchi, Renato Nunes, Kaique Pacheco, José Vitor Leme e Rafael de Brito.