Ministério da Fazenda ajusta previsão e projeta aumento do crescimento do PIB
Previsão de crescimento da atividade econômica é revisada para 2,5% este ano.

De acordo com a atualização do Ministério da Fazenda, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024 foi revisada para cima, passando de 2,2% para 2,5%. Para 2025, a projeção permanece em 2,8%. Esse ajuste na previsão se deve principalmente ao aumento esperado nas contribuições para a absorção doméstica e para o setor externo, conforme destacado no Boletim Macrofiscal. Além disso, houve sinais positivos de recuperação do investimento, impulsionados por indicadores favoráveis na construção civil e no aumento das importações de bens de capital.
Para o setor externo, a expectativa de contribuição adicional se deve à depreciação cambial recente. A tragédia climática no Rio Grande do Sul foi mencionada no documento, alertando sobre possíveis impactos na atividade econômica, que ainda não foram considerados nas projeções de crescimento. As perdas previstas para o PIB gaúcho, com peso significativo na economia nacional, devem ser mais intensas no segundo trimestre, podendo ser parcialmente compensadas nos trimestres seguintes.
As projeções da SPE indicam manutenção do crescimento do PIB para os anos seguintes, com estimativas de 2,5% em 2026, 2,6% em 2027 e 2,5% em 2028. Por outro lado, o relatório Focus divulgado pelo Banco Central apresenta uma expectativa de alta de 2,09% para o PIB em 2024, e de 2% para 2025. Segundo a Fazenda, a expansão dos serviços em 2024 compensou as revisões para baixo na agropecuária e na indústria, que tiveram suas projeções revisadas para -1,4% e 2,4%, respectivamente.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Luis Roberto Toledo
Jornalista especializado em economia
Mais de economia

Expectativa do mercado aponta para Selic a 10% no final de 2024, indica Focus
Mercado registra aumento nas projeções para o rombo fiscal do governo, inflação e PIB em 2021

PIB do setor agrícola apresenta retração de 2,99%
Análise alternativa à abordagem do PIB do IBGE, com foco na produção agropecuária

Agência realiza mapeamento de máquinas e robôs agrícolas
A importância do diagnóstico para o desenvolvimento da NIB

Liberação da primeira etapa de subsídios de juros do Pronampe Custeio Agro SC Emergencial - Noticias Agricultura
Ação beneficia 1015 agricultores com pagamento de R$ 1,1 milhão





