Tecnologias e novidades para pequenos produtores em destaque na Emater-DF
A feira Agrobrasília terá um espaço reservado de três hectares exclusivamente para a agricultura familiar. Dividido em oito circuitos tecnológicos diferentes, como fruticultura, floricultura, avicultura, aquicultura, bovinocultura, tecnologias sociais e agroindústria, o local foi organizado pela Emater-DF. Para apresentar as tecnologias relacionadas a cada segmento, a Emater-DF vai levar quatro mil agricultores familiares da região. Um dos destaques será a área de fruticultura, com campos demonstrativos de culturas como açaí, framboesa e mirtilo.
Além disso, o projeto “Rota da Fruticultura”, que integra o Distrito Federal e 33 municípios de Goiás e Minas Gerais, tem como meta produzir 48 toneladas de mirtilo até 2025. Já existem 80 hectares cultivados com açaí no DF e outros 250 hectares em municípios do Entorno, com a expectativa de plantar 1 milhão de mudas de açaí por ano.
Durante a Agrobrasília, a Emater-DF também vai destacar as tecnologias sociais desenvolvidas pela empresa, como fossas sépticas e armazenamento de água das chuvas, além de técnicas de automatização da irrigação e da fertirrigação. Haverá exposição de um sistema de desmame de bezerros para a produção pecuária, mostrando métodos alinhados com o bem-estar animal. Também serão demonstradas variedades de gramíneas desenvolvidas pela Embrapa para alimentação do gado.
Por fim, serão apresentadas duas agroindústrias de beneficiamento de mandioca e ovos, destacando o estímulo à agroindustrialização como forma de aumentar a renda dos produtores. A Agrobrasília ocorrerá de terça-feira (21/5) a sábado (25/5), com entrada gratuita e uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.