Decisão do Tribunal dos EUA proíbe uso do herbicida dicamba
Diante da incerteza, persistem questionamentos sobre a agilidade da EPA em reagir rapidamente

Em 6 de fevereiro, um tribunal federal no Arizona anulou a autorização da EPA para produtos de dicamba em 2020, como XtendiMax (Bayer), Engenia (BASF) e Tavium (Syngenta), destinados ao uso over-the-top (OTT) em soja ou algodão. Com isso, fica estabelecido que, na safra de 2024, esses produtos não poderão ser utilizados em aplicações OTT até que a EPA reavalie a situação.
O tribunal argumentou que a EPA violou a Lei Federal de Inseticidas, Fungicidas e Rodenticidas (FIFRA) ao renovar a autorização do dicamba em 2020, destacando os graves erros da agência, incluindo a falta de avaliação dos riscos e custos para não usuários desses herbicidas. Esta é a segunda vez que a aprovação do dicamba pela EPA é derrubada pelo judiciário. Em junho de 2020, o Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos EUA anulou a autorização original do herbicida. No final de outubro de 2020, a EPA conseguiu restabelecer a autorização do dicamba com sucesso.
Existe incerteza quanto à capacidade da EPA de reautorizar rapidamente o uso do dicamba em aplicações OTT na safra de 2024. Larry Steckel, especialista em ciências de ervas daninhas da Universidade do Tennessee, declara: "Ainda não sabemos a resposta". Em 2020, a EPA permitiu que os agricultores utilizassem o estoque existente, mas não houve autorização para novas compras ou vendas. A forma como essa decisão será implementada ainda não foi esclarecida, e será necessário aguardar para ver como a EPA planeja lidar com a situação desta vez.
Para os produtores que tinham planos de utilizar dicamba nesta safra, Bill Johnson, especialista em ciências de ervas daninhas da Purdue University, aconselha: "Se eu fosse um produtor que já adquiriu os três produtos de dicamba, eu estaria em contato com o varejista e pensaria em alternativas, caso não pudesse usar o que já comprou".
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Internacional
Mais de Internacional

As chuvas ajudam a melhorar as condições em algumas regiões da Argentina
Pequenas chuvas pontuais de até 290 mm na semana melhoraram as condições das lavouras.

Brasil amplia sua presença em novos mercados na Austrália e Costa Rica em 2024
91 novos mercados se somam ao comércio mundial em 2023, com 13 adicionados desde o início do ano

Brasil aumenta suas exportações em 46,2% para a UE e em 14,1% para a China
Saldo da balança comercial brasileira atinge US$ 27,7 bilhões no acumulado do ano, com superávit de US$ 9 bilhões em abril.

EUA: Mudanças climáticas podem acelerar o ciclo das lavouras
Tempestades no Centro-Norte dos EUA Levam Chuvas, Enquanto Seca Persiste no Oeste





