Indústria e bancada do biodiesel reivindicam retorno da mistura de 14% no Rio Grande do Sul
ANP flexibiliza exigência de mistura de biodiesel no diesel no RS por 30 dias

A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e as indústrias do setor solicitaram ao governo a revogação da dispensa temporária da mistura de biodiesel no diesel em 14% no Rio Grande do Sul, medida que foi tomada devido à situação de calamidade no Estado. No sábado, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) emitiu um despacho que flexibilizou a exigência de mistura de biodiesel no diesel, reduzindo para 2% no diesel S10 e para 0% no diesel S500, válida por 30 dias no Rio Grande do Sul.
Em um ofício ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente da bancada do biodiesel, Alceu Moreira (MDB/RS), mencionou que algumas rotas de escoamento do produto dentro do Estado já foram desobstruídas. Ele destacou o envio de caminhões-tanque de biodiesel para as bases de distribuição de Canoas/Esteio, provenientes de Passo Fundo/RS, transitando por Vacaria, Lages, BR101 e Gravataí. Moreira ressaltou a viabilidade técnica do fluxo logístico entre as usinas de biodiesel e o principal polo consumidor do Estado, principalmente aquelas localizadas a leste da BR116.
Além disso, o parlamentar informou que o abastecimento de soja para as indústrias de biodiesel também está sendo restabelecido. Ele mencionou o retorno do fluxo de caminhões pesados entre o interior do Estado e Rio Grande, com cargas de farelo de soja sendo transportadas de Ijuí para Rio Grande via Alegrete, e entre Veranópolis e Passo Fundo para Rio Grande via Santa Cruz do Sul/Canguçu.
Moreira destacou que atualmente apenas uma das nove indústrias de biodiesel instaladas no Estado está paralisada e ressaltou que a flexibilização na mistura compromete a geração de renda no Estado em um momento delicado para os cofres públicos, devido à perda de empregos, diretos e indiretos, e de todos os impostos gerados pelas indústrias locais.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Camila Souza Ramos — São Paulo
Jornalista especializado em Meio Ambiente
Mais de Meio Ambiente

Aprosoja alerta que Proibição de Tiametoxam pode aumentar os custos agrícolas
Associação critica proibição do Ibama ao Tiametoxam, ressaltando descumprimento de normas regulatórias vigentes

Dipel WP: Solução Biológica Eficaz para o Controle de Lagartas nas Lavouras Brasileiras
Insecticida biológico a base de Bacillus thuringiensis oferece eficácia no controle de pragas, com menor impacto ambiental e maior segurança para o produtor.

Prejuízos para pecuária no Rio Grande do Sul atingem R$ 165 milhões, afirma CNM
A agricultura continuou sofrendo prejuízo financeiro de R$ 1,3 bilhão

Alimentos típicos do Rio Grande do Sul e impacto das enchentes no estado
Estado brasileiro garante a produção de 70% do arroz nacional





