Parceria público-privada promove a sustentabilidade com foco em ESG
Repensando o sistema alimentar: estratégias colaborativas para mais justiça e resiliência.

A Embrapa e a Yara estabelecem um Acordo de Cooperação Geral com foco em iniciativas ESG (ambiental, social e governança), abrangendo várias áreas como adubação, agricultura digital, monitoramento ambiental e energias renováveis. O objetivo é impulsionar o crescimento agrícola, promover parcerias com impacto social positivo e enfrentar desafios climáticos na agropecuária.
Segundo Ana Euler, diretora de Negócios da Embrapa, essa parceria exemplifica o compromisso da empresa com a inovação tecnológica e com a agenda ESG de inclusão socioprodutiva, sustentabilidade ambiental e governança corporativa.
Desde 2012, Embrapa e Yara mantêm uma parceria para estudar o uso de nutrientes em solos tropicais, que resultou na descoberta de que a substituição de ureia por nitrato em lavouras de milho reduz a pegada de carbono em até 20% e aumenta a produtividade em 9%. Com ampla experiência no Brasil, a Yara lidera pesquisas sobre os benefícios dos fertilizantes em diversas culturas e tem o Yara Knowledge Grows Center em Sumaré, SP, dedicado a estudar e aplicar soluções nutricionais na agricultura brasileira.
Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil, destaca a importância da colaboração entre diferentes agentes da cadeia alimentar, públicos e privados, e entre pesquisa e prática no campo. Ele enfatiza que a parceria com a Embrapa é essencial para transformar a produção de alimentos e construir uma agricultura mais sustentável e inclusiva.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Meio Ambiente
Mais de Meio Ambiente

Dipel WP: Solução Biológica Eficaz para o Controle de Lagartas nas Lavouras Brasileiras
Insecticida biológico a base de Bacillus thuringiensis oferece eficácia no controle de pragas, com menor impacto ambiental e maior segurança para o produtor.

Aprosoja alerta que Proibição de Tiametoxam pode aumentar os custos agrícolas
Associação critica proibição do Ibama ao Tiametoxam, ressaltando descumprimento de normas regulatórias vigentes

Produtos biológicos contribuem para a redução das emissões de carbono
Transformação eficiente de nitrogênio pelo microorganismo para absorção pelas plantas.

Câmara aprova regulamentação do mercado de carbono no Brasil
🌱 Agro não foi incluído na regulamentação do mercado de carbono





