Magda Chambriard destaca exploração de petróleo como futuro da Petrobras
Presidente da Petrobras defende projeto durante acordo com a Pemex

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reafirmou a importância da exploração de petróleo para garantir o futuro da estatal, em um evento realizado nesta terça-feira (23) para firmar um acordo de cooperação com a Pemex, a empresa estatal mexicana de petróleo.
Durante a cerimônia, Chambriard enfatizou que a continuidade da Petrobras depende da exploração desse combustível, ressaltando que é inviável para uma petrolífera como a Petrobras não participar desse mercado.
✨ O memorando assinado com a Pemex visa identificar oportunidades de negócios nas áreas de Exploração e Produção, entre outras.
O acordo tem como foco áreas como processos industriais e troca de experiências sobre regulamentações nos setores petrolíferos dos dois países. Além disso, a presidente da Petrobras manifestou interesse em colaborar com a Pemex para explorar o pré-sal mexicano, que se localiza no Golfo do México, afirmando que a empresa possui expertise e capacidade para executar projetos em águas ultraprofundas.
Essas declarações ocorreram em um contexto de discussões sobre o potencial das reservas de petróleo na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e possui características geológicas semelhantes às regiões da Guiana e Suriname, onde grandes reservas foram recentemente descobertas.
Estudos indicam que a Margem Equatorial pode ter um potencial total de 30 bilhões de barris de óleo equivalente, tornando-a uma das áreas mais promissoras para exploração no mundo. Para a Petrobras, o desenvolvimento desta região é vital para reposição de reservas e manutenção da produção nas próximas décadas.
No entanto, esse avanço enfrenta um dilema entre o potencial econômico e a necessidade de preservação ambiental. A empresa busca um equilíbrio entre novos investimentos e seus compromissos com a descarbonização e a transição energética.
Conforme informa a CNN, desenvolver essas reservas na Margem Equatorial exigirá cerca de US$ 42 bilhões em investimentos nos primeiros sete anos de exploração, segundo análises da consultoria Oxford Economics.
Os economistas Felipe Camargo e Jack Reid projetam que o pico de produção na Margem Equatorial ocorrerá na segunda metade de 2035, com um custo de produção que deve ficar entre US$ 25 e US$ 30 por barril.
"Falta pouco tempo para a Petrobras anunciar se há ou não petróleo a ser explorado na Margem
Recentemente, o presidente Lula mencionou que a Petrobras está prestes a revelar informações sobre a presença de petróleo na Margem Equatorial e expressou confiança no desenvolvimento econômico que isso pode trazer para os estados do Norte do Brasil.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de negócios

Movimento 'Marca Brasil' visa fortalecer imagem do país no exterior
Lançado em São Paulo, iniciativa busca unir turismo e agronegócio

Braskem registra alta após contrato de venda para IG4 Capital
Novonor transferirá sua participação acionária à IG4 Capital

Petrobras adquire 50% do bloco Itaimbezinho na Bacia de Campos
Parceria com a Equinor visa aumentar reservas de petróleo e gás

JCB apresenta crescimento robusto e plano de expansão no Brasil
Líder em retroescavadeiras investe R$ 500 milhões até 2030






