Decisão da Aprosoja Brasil gera críticas
A Bayer enviou ao Agrolink seu posicionamento oficial sobre a alteração na recomendação de uso do herbicida Xtendicam à base de dicamba. A empresa reitera que desde o lançamento, recomenda o produto apenas para pré-plantio, e não mais para pós-plantio ou pós-emergência da soja Intacta 2 Xtend.
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) criticou a decisão da Bayer e pediu por um regulamento mais rigoroso para o herbicida. No entanto, a Bayer ressalta que o produtor tem a opção de utilizar outras formulações disponíveis no mercado, sendo a recomendação para uso em pré-plantio em todos os casos.
A Bayer destaca que está lançando a plataforma INTACTA 2 XTEND®, a terceira geração de biotecnologia de soja no Brasil, e dentro desta plataforma, o Xtendicam, herbicida à base de dicamba, é recomendado para uso no pré-plantio. As indicações de aplicação estão detalhadas na bula, visando garantir um uso eficaz e seguro do produto.
As recomendações da Bayer para a aplicação de dicamba na soja seguem as boas práticas agrícolas já conhecidas pelos produtores, sendo compatíveis com outros herbicidas amplamente utilizados. A responsabilidade pelo uso do Xtendicam segue o mesmo padrão dos demais produtos disponíveis no mercado.
A Bayer reforçou as recomendações para o uso do produto no Brasil após diversos estudos e validação científica, considerando as particularidades da agricultura do país. O manejo correto do herbicida inclui a realização de treinamento de operadores, escolha adequada de formulações e condições ideais de aplicação, entre outros passos.
A empresa destaca a importância de seguir as orientações da bula, recomendando o uso do Xtendicam exclusivamente no pré-plantio da soja Intacta 2 Xtend®, e para outras formulações de mercado, sugere o uso de formulações com baixo potencial de volatilidade. A Bayer se compromete a compartilhar o conhecimento adquirido com consultores e produtores, visando capacitar interessados sobre as boas práticas no uso do herbicida.
A Bayer enfatiza seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos, destacando a extensa pesquisa e os testes realizados para fornecer as melhores recomendações técnicas. Todos os produtos são submetidos à aprovação das principais agências regulatórias, seguindo exigentes padrões internacionais de segurança.