Destino correto garantido para embalagens de agrotóxicos

Destino correto das embalagens de agrotóxicos para produtores de tabaco há 22 anos

Destino correto garantido para embalagens de agrotóxicos

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, promovido pelo SindiTabaco, tem ações que abrangem inclusive os recipientes de produtos que não são utilizados no cultivo do tabaco. Essa iniciativa, pioneira, oferece benefícios aos produtores desde 2000, antecipando-se à legislação de logística reversa, que só foi estabelecida em 2002 com o decreto 4.074, em seu artigo 53.

Resultados:

- Em Santa Catarina, as rotas de coleta abrangem as regiões Alto Vale, Centro Norte, Litoral e Oeste. - No Rio Grande do Sul, as equipes de coleta atuam nas regiões Centro Serra, Centra Noroeste, Serra Planalto, Sul e Vale do Rio Pardo e Taquari. - No Paraná, iniciativas semelhantes contam com o apoio das empresas de tabaco.

As embalagens são encaminhadas para centrais de recebimento credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde passam por separação seletiva, acondicionamento e são destinadas a empresas recicladoras. Aproximadamente 33% dos recipientes coletados são reciclados, gerando novos produtos plásticos, especialmente para uso na construção civil.

*Com informações da assessoria*