Deputado federal Heitor Schuch articula força-tarefa em defesa do tabaco, com representação dos trabalhadores
A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (FENTIFUMO) está se preparando para uma viagem a Brasília, onde terá um encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. O objetivo é destacar a importância da categoria dos trabalhadores da indústria do tabaco, que emprega mais de 40 mil pessoas nos estados do Sul do Brasil. A reunião será intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.
Segundo Gualter Baptista Júnior, presidente da FENTIFUMO, a intenção é unir esforços para fortalecer a causa pró-tabaco, contando com o apoio da bancada gaúcha no Congresso. Ele ressalta a importância desse encontro, destacando a legalidade e organização da cadeia produtiva e a relevância dos trabalhadores da indústria.
A proposta da agenda surgiu durante uma visita institucional do deputado Heitor Schuch ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA), presidido por Gualter Baptista Júnior. O presidente do STIFA liderará a iniciativa, que envolverá os sindicatos dos estados do Sul e de Uberlândia, filiados à FENTIFUMO.
A expectativa é de que o encontro aconteça após o recesso parlamentar, visando reforçar a posição do Brasil na próxima Conferência das Partes (COP-10) em novembro, no Panamá. Os sindicatos da FENTIFUMO se reunirão na próxima semana para definir a agenda, sugerindo a inclusão dos trabalhadores rurais representados pela Afubra, na reunião com o ministro Luiz Marinho.
Heitor Schuch, ao visitar o novo STIFA em Santa Cruz do Sul, teve acesso a informações sobre o setor, como números de empregos gerados e programas realizados pelo Sindicato. O parlamentar elogiou a modernização e proximidade do Sindicato com os trabalhadores e atores sociais da comunidade.