Os alertas sobre acidentes na aviação agrícola: importância da prevenção e segurança

Perigos dos acidentes aéreos envolvendo linhas de transmissão de energia

Os alertas sobre acidentes na aviação agrícola: importância da prevenção e segurança

A aviação agrícola é uma importante ferramenta de apoio para o agronegócio e para a economia brasileira, contando com cerca de 2 mil aeronaves distribuídas pelos estados do país. O Brasil possui a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Dentre as atividades realizadas por essas aeronaves, destacam-se a aplicação de fertilizantes, a semeadura e os combates a incêndios florestais.

Com o intuito de alertar os pilotos e produtores agrícolas sobre os riscos de acidentes próximos às linhas de transmissão de energia, a empresa elétrica State Grid Brazil Holding, com sede na China, liderou uma iniciativa de conscientização, visando reduzir os incidentes causados por colisões das aeronaves agrícolas com as redes elétricas. Segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), o percentual de acidentes aéreos provenientes dessas colisões é significativo.

A ação tem como objetivo reduzir os riscos de colisões das aeronaves e máquinas agrícolas com as torres e linhas de transmissão de energia, uma vez que tais acidentes podem ser fatais. O diretor de organização e manutenção da State Grid Brazil, Jorge Bauer, destaca o esforço da empresa em garantir a segurança das pessoas e dos ativos, preservando a vida e o fornecimento de energia.

A empresa também destaca alguns cuidados preventivos, como verificar se o piloto está em condições físicas adequadas para voar, realizar um reconhecimento aéreo antes de operar em baixa altitude, reavaliar os riscos de obstáculos em caso de mudanças no plano de voo, evitar distrações desnecessárias e retomar o foco quando se perceber distraído.