Sucesso: Congresso AvAg recebe 3,2 mil visitantes

Pesquisas vencedoras do Congresso Científico da Aviação Agrícola são premiadas na cerimônia de encerramento

Sucesso: Congresso AvAg recebe 3,2 mil visitantes

A edição de 2023 do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), realizado em Sertãozinho, interior de São Paulo, reuniu cerca de 3,2 mil visitantes e movimentou um volume de transações que pode chegar a 120 milhões de reais em negócios fechados e iniciados ao longo de três dias. O evento, organizado pelo Sindag e apoiado pelo Ibravag, contou com a presença de empresários, pilotos, fornecedores e pesquisadores, além de representantes de diversos países.

Gabriel Colle, diretor-executivo do Sindag, destacou a importância dos números expressivos da edição, mencionando os 120 milhões de reais em negociações e os mais de 3,2 mil inscritos, com mais de 60% dos associados presentes. Ele ressaltou a presença de visitantes e expositores de diversas partes do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia e Bolívia.

O Congresso marcou uma transição para o futuro, evidenciada pelos trabalhos inscritos no Congresso Científico e pelo lançamento do Manual de Boas Práticas, que reflete o olhar para o futuro do setor. A cerimônia de encerramento premiou destacados trabalhos científicos, como o que recebeu a Menção Honrosa por Destaque Inovação e os posicionamentos de pesquisadores nas categorias de primeiro, segundo e terceiro lugares.

O encerramento oficial foi conduzido pela presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, que enfatizou a importância do evento para o compartilhamento de conhecimento e para demonstrar à sociedade a segurança e a tecnologia do setor. A realização da próxima edição do Congresso ainda não foi anunciada, mas não foi descartada a permanência do evento em Sertãozinho, considerando que já ocorreram três edições na cidade. E é importante ressaltar que no próximo ano o evento terá abrangência no Mercosul, conforme acordo de revezamento entre as entidades aeroagrícolas do Brasil, Argentina e Uruguai.