Lançado novo produto de crédito de carbono

goFlux lança novo produto para medição e compensação de emissões de CO2 em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Lançado novo produto de crédito de carbono

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas - ONU, com o intuito de conscientizar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Nesse contexto, a logtech goFlux está anunciando o pré-lançamento de um produto de crédito de carbono direcionado especificamente para o setor de transporte rodoviário de carga.

A proposta da empresa é que os embarcadores, responsáveis pela emissão de carbono em suas operações de transporte, possam neutralizar essas emissões através da compra de créditos de carbono diretamente pela plataforma. O setor de transporte rodoviário de carga tem um potencial enorme, com cerca de 266 mil empresas atuando nesse segmento, além de mais de 847 mil transportadores autônomos e 519 cooperativas de transporte. A frota do setor conta com 2,5 milhões de veículos, mostrando um crescimento significativo nos últimos 15 anos.

A solução inovadora da goFlux estará disponível para todos os clientes da plataforma, permitindo que embarcadores e transportadoras possam calcular a pegada de carbono de suas operações de forma simples, utilizando um simulador na plataforma. Com essa ferramenta, será possível medir as emissões de CO2 de um ponto ao outro do transporte da carga e calcular a compensação necessária. Os créditos serão provenientes da produção de energia renovável e de florestas, com a meta de compensar 25% das emissões de CO2 na plataforma anualmente.

Recentemente, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou a regulamentação do mercado de carbono, trazendo mais segurança jurídica para as negociações e controlando fluxos e mecanismos. O Brasil tem um potencial significativo nesse mercado, podendo gerar até R$ 100 bilhões em receitas com créditos de carbono até 2030, atendendo parte do mercado global regulado.

Assim como no Brasil, o mercado de carbono tem movimentado bilhões em transações ao redor do mundo, com uma crescente demanda por compensações de carbono. A importância dessas compensações para a descarbonização da economia global é destacada, mostrando a relevância de iniciativas como a da goFlux.