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Retorno do biodiesel como destaque na agenda energética

Os desafios legislativos na implementação da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel

Leonardo Gottems14 de abril de 2024 às 10:55
Retorno do biodiesel como destaque na agenda energética

O biodiesel, como fonte de energia renovável proveniente de várias oleaginosas, está se destacando cada vez mais no cenário energético do Brasil. Ricardo Souza, sócio da consultoria RGF e especialista em logística, infraestrutura e licitações, compartilha sua visão sobre os impulsionadores e desafios enfrentados pela indústria.

O Brasil, sendo um grande produtor de oleaginosas e carnes, possui uma matéria-prima abundante para a produção de biodiesel. Os investimentos facilitados e a capacidade de aumentar a produção, juntamente com os modelos estabelecidos de comercialização e distribuição, fortalecem o apoio a esse biocombustível.

Apesar dos ajustes legislativos ao longo da implementação da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel, que começou em 2% e agora está em 15%, houve resistência das montadoras e desafios relacionados à qualidade e preço do biodiesel. Apesar disso, a recente elevação para 14% e a meta de atingir 25% refletem o compromisso em reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Porém, a jornada rumo a um aumento gradual da mistura enfrenta desafios significativos, como a adaptação dos motores, a garantia de qualidade e preço competitivo do biodiesel, além da necessidade de uma fiscalização rigorosa. A falta de diálogo com a indústria automotiva também é um obstáculo para a eficaz implementação do programa.

Em comparação com outros países, o Brasil se destaca pela ambição e abrangência da mistura obrigatória, visando uma integração em todo o país. Ricardo Souza vê o biodiesel como um aliado importante na redução de emissões e no fortalecimento da agroindústria nacional, prevendo um crescimento contínuo na produção e consumo nos próximos cinco anos.

Por fim, o projeto de mistura de biodiesel busca reduzir as emissões de gases do efeito estufa e promover o planejamento do setor, apesar da falta de diálogo com a cadeia automotiva.

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