Brasil: um dos principais pilares de crescimento internacional
Com uma receita global de 550 milhões de euros em 2023, o Grupo Kersia tem o plano de ampliar sua participação no mercado brasileiro, especialmente no setor de transformação de alimentos. Durante uma visita recente ao Brasil, o CEO global da Kersia, Sébastien Bossard, ressaltou a importância estratégica do país para a empresa. Ele destacou que o Brasil representa um dos principais pilares de crescimento internacional para a companhia, sendo um momento oportuno para impulsionar o desenvolvimento, principalmente em regiões e segmentos nos quais ainda não estão presentes, mas nos quais possuem vasta experiência em outras partes do mundo, como é o caso da indústria de transformação de alimentos, com soluções de prevenção, desinfecção e proteção das instalações.
Atualmente, a Kersia opera duas unidades de produção em Lajeado, Rio Grande do Sul. Uma delas tem foco em soluções para a pecuária, que representa 75% dos negócios da empresa, enquanto a outra concentra-se na agroindústria, responsável por 25% do faturamento. O objetivo da Kersia é triplicar seu faturamento nos próximos cinco anos, lançando produtos que atendam às demandas da indústria de transformação de alimentos e bebidas, além de atuar no combate à gripe aviária.
A empresa aguarda a aprovação no Brasil de um desinfetante à base de peróxido de hidrogênio, certificado pelo DEFRA, que proporciona proteção contra a gripe aviária em criações comerciais de aves e outros benefícios. Nos frigoríficos, a presença de matéria orgânica rica em nutrientes pode favorecer o crescimento de microrganismos, aumentando o risco de contaminação das carnes. O foco da Kersia é prevenir a contaminação humana por patógenos como vírus, bactérias e fungos, oferecendo soluções preventivas para produtores de leite, carne, ovos e indústrias de alimentos.
Com presença em cerca de 122 países, a Kersia enxerga o Brasil como um mercado estratégico e possui planos ambiciosos para expandir suas operações no território nacional. O objetivo é triplicar ou mesmo quintuplicar a atuação da empresa no país nos próximos cinco anos, alcançando um faturamento de até 15 milhões de euros. Como líder mundial em biossegurança alimentar, a Kersia está comprometida em assegurar a qualidade e segurança dos alimentos em todo o Brasil.
No segmento de pecuária leiteira, a meta da Kersia é expandir sua presença nas regiões central, norte e nordeste do Brasil, adaptando-se a diferentes formatos de pecuária, desde fazendas familiares até grandes escalas, conforme destaca Paulo, diretor da empresa.