Cooperativas no Rio Grande do Sul adotam medidas emergenciais para seus associados.
Sicoob anuncia prorrogação de dívidas de crédito rural por 180 dias

Os maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, Sicoob e Sicredi, anunciaram medidas emergenciais para seus associados em razão das enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul. Dentre as ações estão a prorrogação de pagamentos de parcelas de empréstimos e a disponibilização de linhas de crédito de emergência.
O Sicoob comunicou que estendeu o prazo de pagamento das parcelas de crédito rural por 180 dias e suspendeu a cobrança de créditos vencidos. Além disso, ofereceu parcelamento sem juros das faturas dos cartões de crédito, isenção de aluguel e taxas nas máquinas de cartões (Sipag) e criou linhas de crédito de emergência adaptadas às necessidades de cada município afetado.
Uma linha de crédito especial de R$ 10 mil, com carência de 6 meses e prazo de 24 meses, foi disponibilizada para pessoa física, com taxas subsidiadas. No crédito rural, foram prorrogados os vencimentos por 180 dias das operações realizadas entre 29 de abril e 31 de maio deste ano. Outras ações incluem pausa no pagamento de crédito imobiliário, suspensão de cobranças de créditos vencidos por 90 dias e parcelamento de faturas vencidas de cartão de crédito.
Por sua vez, o Sicredi adiou o vencimento das parcelas de empréstimos e financiamentos, bloqueando protestos e negativações automáticas de títulos. No setor de seguros, adiou vencimentos e vigência, priorizando o atendimento e flexibilizando resgates e pagamentos de multas e juros. Também intensificou a emissão de segunda via de cartões e substituição de máquinas danificadas, sem custos extras.
Ambos os sistemas realizaram doações e campanhas de arrecadação para as vítimas das enchentes. A Associação Brasileira de Bancos também contribuiu com R$ 1 milhão e iniciou uma campanha de solidariedade com suas associadas para ajudar a população afetada, com foco no socorro, resgate, atendimento emergencial e reconstrução das comunidades impactadas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Maria Fernanda Salinet — São Paulo
Jornalista especializado em Meio Ambiente
Mais de Meio Ambiente

Desvendando os mitos e fatos sobre o cultivo de tabaco e sua relação com a preservação ambiental
Semana do Meio Ambiente instiga reflexão sobre a preservação das florestas, água e solo

Tomates sustentáveis e a importância da consciência ecológica
Culturas de tomate eco-friendly: uma abordagem sustentável e consciente para a produção de alimentos

Alimentos típicos do Rio Grande do Sul e impacto das enchentes no estado
Estado brasileiro garante a produção de 70% do arroz nacional

Como apoiar o Rio Grande do Sul: Conheça as campanhas do agronegócio para ajudar as vítimas
Mais de 150 mil pessoas desalojadas são registradas em levantamento da Defesa Civil





