Impacto das chuvas nas famílias: perda de animais e escassez de alimentação para os rebanhos
Produtores de leite de todo o Brasil têm se unido em solidariedade aos criadores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas recentes chuvas e alagamentos. De acordo com Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), diversos caminhões estão sendo enviados de diferentes estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, para fornecer alimento para as regiões mais impactadas.
Os produtores de leite gaúchos, especialmente os localizados na Serra e região dos Vales, enfrentaram grandes dificuldades devido à tragédia. Segundo Tang, as áreas mais devastadas pelas enchentes, como os vales do Taquari, do Rio Pardo e da Serra, são justamente onde se concentram muitos produtores de leite, principalmente da agricultura familiar. Infelizmente, esses produtores sofreram perdas significativas, tanto de animais quanto de alimentos para eles, e já estão enfrentando escassez de comida para suas vacas, o que é extremamente preocupante.
Em parceria com técnicos locais da Emater, prefeituras e sindicatos, a Gadolando tem coordenado as doações que chegam de várias partes do país em caminhões, identificando as rotas viáveis e direcionando as ajudas para os locais mais necessitados.