Francisco Turra tratou com o ministro Fávaro sobre desafios na recuperação dos estabelecimentos rurais
O ex-ministro da Agricultura e comentarista do Canal Rural Francisco Turra descreve a situação do Rio Grande do Sul como um "filme de terror interminável", após visitar a região e testemunhar as perdas, especialmente no campo. Para ele, é fundamental que o setor se una para contabilizar e recuperar as perdas de suínos, aves, bovinos e estabelecimentos afetados, a fim de garantir a continuidade da produção no estado.
Turra relatou ter conversado com o ministro Fávaro, do Mapa, sobre a necessidade de uma linha de crédito para a reconversão do solo, em vista da ameaça à fertilidade provocada pelas enxurradas. Ele destacou a disposição do ministro em buscar recursos para implementar projetos visando a recuperação não só do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina, impactada pelas fortes chuvas.
Além disso, Turra elogiou a iniciativa de transferir o Ministério da Agricultura de forma itinerante para o Rio Grande do Sul, na semana seguinte, considerando-a uma prática "fantástica" para avaliar de perto a situação e ouvir os afetados. Para o comentarista, o mais importante neste momento é oferecer aos produtores crédito para reconstruir toda a infraestrutura danificada pelas enchentes.