Nova onda de calor representa ameaça séria para a produção de soja
Impactos da onda de calor na produtividade da soja no Sul do Brasil e Argentina

Nos próximos dias, está previsto o estabelecimento de um novo "domo de calor" no centro-sul do continente sul-americano, com as temperaturas mais altas concentradas sobre o norte da Argentina e Paraguai. Já se observam temperaturas elevadas na região, mas a partir de segunda-feira (11.03) é esperado um aumento ainda maior do calor, atingindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As temperaturas podem chegar a cerca de 36°C nos estados do sul e até 38°C no Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (12), o calor deve se intensificar no Rio Grande do Sul, com termômetros próximos a 38°C no sudoeste do Estado. Nos próximos dias, o calor intenso será prevalente, continuando até pelo menos o dia 21, quando uma frente fria avançará e amenizará as altas temperaturas na fronteira sul do Brasil. No entanto, a massa de ar quente permanecerá sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.
É importante observar o aumento do estresse térmico e hídrico nas lavouras de soja que estão em estágios sensíveis, como a floração. As altas temperaturas podem prejudicar a polinização e levar ao abortamento das flores, reduzindo a produtividade das lavouras. No norte da Argentina, que já enfrenta condições desfavoráveis nas lavouras, a previsão de uma onda de calor pode agravar ainda mais a situação.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Rodrigues
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Cotação do trigo sobe novamente, enquanto soja mantém estabilidade em Chicago
Milho mantém estabilidade na abertura da sessão

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil

O enfraquecimento do El Niño pode impactar safras devido à influência da La Niña
El Niño enfraquece e possibilidade de ocorrência de La Niña pode impactar safra de inverno e pré-plantio da próxima temporada.

Safrinha: MT avança, PR enfrenta seca e GO se preocupa com cigarrinha
A importância do monitoramento das lavouras na etapa final do plantio





