Nova técnica de avaliação do carbono no solo revoluciona estudos ambientais
Novo método é utilizado para detectar matéria orgânica em sistemas integrados

Pesquisadores da Embrapa em São Carlos (SP) utilizaram a técnica fotônica Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (LIFS) pela primeira vez para detectar o grau de formação de húmus da matéria orgânica do solo em sistemas integrados de produção. Essa aplicação, realizada em sistemas como a integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), possibilitou avaliar com precisão e rapidez o grau de estabilidade química do carbono retido no solo.
O estudo constatou que o índice de humificação da matéria orgânica do solo é 36% maior em camadas mais profundas do solo no sistema ILPF do que em áreas de floresta nativa. O aumento do estoque de matéria orgânica e da biomassa das árvores nesse sistema integrado resulta em um maior sequestro de carbono, tornando-o uma prática sustentável e eficaz na descarbonização da agricultura brasileira.
A técnica LIFS é vantajosa por dispensar extrações químicas, sendo necessário apenas preparar uma pastilha e realizar a medição. Essa abordagem se destaca como uma ferramenta ambientalmente sustentável, pois permite avaliar a qualidade e estabilidade da matéria orgânica com mais facilidade e agilidade que os métodos convencionais.
A matéria orgânica do solo, composta por resíduos vegetais e animais ricos em carbono, passa por diferentes estágios de decomposição, sendo o húmus o estágio mais estável e benéfico para o solo. O estudo completo está disponível no volume 211 da revista científica americana Soil & Tillage Research. A projeção da WayCarbon em parceria com o ICC Brasil aponta que o Brasil poderá gerar entre 493 milhões e 100 bilhões de dólares em créditos de carbono até 2030.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Eliza Maliszewski
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Demanda por farelo de soja aumenta no Vietnã
Previsão de importação de 2,25 milhões de toneladas de soja para o ano 2023-24

Afirmativa de Fávaro: Governo não pretende concorrer com produtores gaúchos de arroz
Conab anuncia que arroz importado pelo governo será vendido por no máximo R$ 4 o quilo aos consumidores brasileiros

Governo edita MP para viabilizar importação de arroz pela Conab
Medidas para conter a especulação e os aumentos exagerados de preços no mercado

Descubra os melhores peixes para saborear durante o Carnaval
Carnaval: mantenha a energia com uma alimentação adequada





