Finalizando a primeira etapa da safra de inverno, algumas regiões já encerram produção de tomate.
Rentabilidade média se manteve satisfatória apesar de dificuldades na produção

A primeira parte da safra de inverno nas regiões produtoras de tomate de Paty do Alferes (RJ) e de Sumaré (SP) foi concluída com êxito, apesar de encontrar alguns obstáculos menores nas plantações fluminenses.
Em Paty do Alferes (RJ), a colheita foi finalizada no final de julho, com uma produtividade em torno de 400 caixas por mil plantas, considerada bastante satisfatória para a região. Os preços acompanharam a média da temporada (de abril a julho), atingindo R$ 67,48 por caixa (considerando o calendário de colheita e a classificação), 111% acima dos custos de produção estimados. Apesar do bom desempenho, as chuvas entre março e abril causaram problemas com bactérias no início da safra. Além disso, a presença de mosca-minadora afetou a produtividade no início da temporada, mantendo a produção média em torno de 300 caixas por mil plantas, mesmo persistindo até o final da safra. Com o clima mais seco e frio em maio, o controle dessas pragas no campo melhorou e o rendimento se elevou, embora a presença da praga ainda fosse notada.
Em Sumaré (SP), a primeira parte da safra de inverno também foi finalizada em julho com resultados positivos, embora abaixo do esperado. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as mudas contaminadas por bactérias devido às chuvas em abril foram a principal razão para que a produtividade de algumas plantações ficasse aquém do potencial de 500 caixas por mil plantas, com algumas lavouras produzindo menos de 400 caixas por mil plantas. Os produtores que investiram em mudas enxertadas tiveram melhores resultados, já que essas plantas mostraram maior resistência a pragas e doenças, com lavouras que ultrapassaram 450 caixas por mil plantas. Os preços médios ponderados foram de R$ 73,49 por caixa (de abril a julho), 60% superiores aos custos.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
HF BRASIL
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Produtores de milho preocupados com a queda na produtividade
Mercado brasileiro de milho mantém estabilidade nos preços

Dicas para controlar carrapatos em ambientes com temperaturas elevadas
Novas descobertas: Gado livre do carrapato por 42 dias, aponta estudo da MSD Saúde Animal

Produção de tomate sofre redução durante a colheita
O impacto das condições climáticas adversas na qualidade e produtividade dos cultivos

Queda nos preços da mandioca em 2023: o que causou essa diminuição?
Reviravolta no setor da mandiocultura: desafios superados após dois anos difíceis





