Iniciativa realizada na Argentina aborda o tema
Especialistas, representantes do governo e empresários, presentes na IV Conferência Internacional sobre Sementes e Óleos de Girassol (Issoc) no Hotel Hilton em Buenos Aires, ressaltaram a importância do cultivo do girassol em situações de seca e em um cenário geopolítico favorável.
O embaixador da Índia na Argentina e no Uruguai, Dinesh Bhatia, destacou a parceria estratégica entre as duas nações, enfatizando a Argentina como um dos maiores fornecedores de óleo de soja para a Índia, que agora também se destaca como fornecedora de óleo de girassol.
No comércio bilateral entre os dois países, os óleos de soja e de girassol têm papel fundamental, representando a maior parte das exportações argentinas para a Índia. Apesar dos esforços da Índia para aumentar sua produção interna, o país continuará dependente das importações por alguns anos, o que reforça a importância da Argentina nesse cenário.
A presença de uma delegação importante da Índia na conferência foi apontada como uma oportunidade para a Argentina melhorar sua oferta e qualidade, segundo o embaixador.
O país atualmente ocupa o quarto lugar no ranking internacional de produção de óleo de girassol, representando 9% da produção mundial. A ascensão da Ucrânia no comércio dessa cultura e a mudança para culturas GM mais rentáveis fizeram com que a Argentina perdesse parte do domínio que mantinha no início do milênio.