O impacto do clima nas projeções econômicas da Argentina
Nem todas as culturas enfrentam desafios tão difíceis

Recentemente, um relatório divulgado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) apontou perspectivas preocupantes para a produção de culturas agrícolas importantes na região, devido às condições climáticas adversas, principalmente o estresse termo-hídrico. Esse cenário impactou negativamente o desenvolvimento das safras, resultando em revisões para baixo nas projeções de produção.
Entre as culturas afetadas pelo estresse termo-hídrico está a soja, principalmente na região Nordeste Argentino (NEA), Norte de Córdoba e Norte de La Pampa-Oeste de Buenos Aires. Nessas áreas, as condições desfavoráveis levaram a uma redução significativa na projeção de produção da soja de primeira, atualmente estimada em 51 milhões de toneladas.
As dificuldades climáticas também impactaram o milho, especialmente os plantios tardios, que estão sofrendo com doenças e apresentando condições de plantio entre normais e excelentes. Isso resultou em uma revisão para baixo na projeção de produção de milho, agora estimada em 49,5 milhões de toneladas.
Em contrapartida, a colheita de girassol tem avançado bem, cobrindo quase toda a área plantada, com um rendimento médio de 20,2 quintais por hectare e projeção de produção estável em 3,6 milhões de toneladas.
Já o sorgo tem apresentado resultados mais positivos, com rendimentos médios favoráveis em algumas regiões, como Núcleo Norte e Núcleo Sul, que registraram rendimentos de 59 e 61 quintais por hectare, respectivamente. A projeção de produção para o sorgo se mantém em 3,5 milhões de toneladas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Frutas do RS sofrem maior impacto das chuvas que ainda estão por vir; entenda por quê
Impacto negativo dos prejuízos a longo prazo nos pomares de maçã, pêssego e uva

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024

Produção de girassol e sorgo se destaca em Goiás
Safra 2020/21: Estado segue como 4º maior produtor nacional de grãos

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas





