Semeadura precoce do trigo beneficiada por condições secas e quentes
O mais recente boletim semanal do USDA aponta para condições climáticas diferenciadas no Leste Europeu. Enquanto o sul enfrentou condições de seca e altas temperaturas, acelerando o amadurecimento das culturas de verão, o norte foi favorecido por chuvas que contribuíram para o desenvolvimento do milho e dos girassóis. Saiba mais sobre o clima em Agrotempo.
Durante duas semanas seguidas, o tempo seco e as temperaturas acima da média impulsionaram a maturação das culturas de verão em Moldova, Ucrânia e no Distrito Sul da Rússia. No entanto, as altas temperaturas na faixa dos 30°C no sudoeste tiveram um impacto negativo nas perspectivas de rendimento do milho e da soja em desenvolvimento tardio. Além disso, essas condições quentes e secas propiciaram a semeadura precoce do trigo de inverno.
Mais ao norte, chuvas moderadas a intensas garantiram um suprimento adequado de umidade para o milho e os girassóis em fase de enchimento no Distrito Central da Rússia. Diante da variabilidade das condições climáticas, agricultores e consultores agrícolas precisam ficar atentos às previsões futuras e ajustar suas estratégias conforme necessário. Texto produzido pelo meteorologista Gabriel Rodrigues, com revisão de Seane Lennon.