Ceasas continuam a registrar queda nos preços das hortaliças

Preço da batata despenca em comparação aos outros produtos da safra

Ceasas continuam a registrar queda nos preços das hortaliças

O 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi divulgado, trazendo dados retirados das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. No mês de agosto, houve uma predominância de preços baixos para todas as hortaliças analisadas: alface, batata, cebola, cenoura e tomate. A batata teve a maior queda de preços, com redução em todas as Ceasas, totalizando uma diminuição de 25,35% em relação a julho.

De acordo com o boletim, os maiores declínios de preços foram observados nas Ceasas de Rio Branco/AC (-21,21%) e do Rio de Janeiro/RJ (-19,11%), devido à intensificação da safra de inverno. A quantidade de batatas comercializadas ultrapassou a marca de 100 mil toneladas, ficando 1,2% acima do total de julho.

A alface também apresentou queda nos preços pelo terceiro mês consecutivo, com aumento na quantidade comercializada. Quanto à cenoura, cebola e tomate, esses produtos também registraram reduções nas médias ponderadas. A cenoura teve uma queda unânime de preços devido ao desempenho positivo das áreas produtoras. Tanto a cebola quanto o tomate tiveram cotações mais baixas devido à oferta abundante nas Ceasas. As oscilações nos preços do tomate foram explicadas pelas flutuações de temperatura que afetaram a maturação dos tomates.