Regulamentação da prorrogação é autorizada pelo Conselho Monetário Nacional
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedeu às instituições financeiras autorização para não cobrar dos produtores gaúchos as parcelas de crédito rural com vencimento entre 1º de maio e 14 de agosto deste ano. Essa decisão foi tomada após a autorização de prorrogação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na última sexta-feira (10).
A prorrogação abrange as operações de crédito rural contratadas com recursos controlados do BNDES dentro do Programa Agropecuário do Governo Federal (PAGF) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com nova data de vencimento para 15 de agosto.
A renegociação se aplica a propriedades localizadas em municípios com situação de emergência ou calamidade pública de 30 de abril a 20 de maio, devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
As operações serão ajustadas conforme os encargos estabelecidos nos contratos, com a manutenção das fontes de recursos. A prorrogação é permitida apenas para operações que estavam em dia com os pagamentos em 30 de abril.