Governo do Estado inaugura projeto "Caminhos da Safra" em vias de escoamento do agronegócio
Nos últimos dois anos, o setor produtivo intensificou o monitoramento da situação das principais vias de escoamento da produção agropecuária no Paraná. Os problemas se agravaram a partir do final de 2022, com diversos deslizamentos que interromperam o tráfego em partes da BR-277, rota que conecta Curitiba ao Porto de Paranaguá e ao litoral do estado.
Segundo Nelson Costa, superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), o trecho que mais preocupa e permanece em destaque é o da BR-277, onde o volume de caminhões durante o período de escoamento da safra de grãos chega a dobrar, ultrapassando 50 mil veículos por mês.
Neste ano, o Paraná será o primeiro estado a receber a expedição “Caminhos da Safra”, promovida pela “Globo Rural”, que consiste em equipes de jornalistas percorrendo as principais rotas de escoamento do agronegócio pelo país, com início marcado para esta sexta-feira (24/5).
A expedição percorrerá mais de 600 quilômetros em território paranaense, passando por áreas produtoras como Toledo, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa, até chegar ao Porto de Paranaguá. Nelson Costa destaca que dois lotes da concessão de rodovias já estão em funcionamento e que a expectativa é melhorar as condições das estradas, inclusive com a assunção das demais concessões previstas.
Além disso, ele reforça a importância do investimento em linhas ferroviárias e a necessidade de uma nova licitação para a concessão da Malha Sul. Estudos apontam prejuízos significativos causados pelos problemas logísticos na BR-277 e a cobrança por melhorias nas concessões rodoviárias no estado é progressiva. A Faep pressiona por tarifas mais baixas nos pedágios e pelo cumprimento do cronograma de obras.
As más condições das rodovias afetam diretamente a produção agropecuária, resultando em custos elevados, atrasos no transporte de insumos e produtos, e preocupações com deslizamentos. As empresas responsáveis pelas concessões rodoviárias devem realizar obras de melhoria significativas nos próximos anos, visando amenizar os impactos no setor produtivo paranaense.