75% dos navios com café atrasaram no Porto de Santos
Baixo movimento portuário: no mês passado, 23 navios não tiveram sequer uma abertura de portão no terminal.

De acordo com o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup de tecnologia no campo logístico ElloX Digital, em colaboração com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), houve um índice de 75% de alterações de escalas e atrasos de navios com café no Porto de Santos em fevereiro de 2024, afetando 75 porta-contêineres, com o maior intervalo de 22 dias entre o primeiro e o último prazo limite.
Apesar de uma pequena melhora em relação a janeiro deste ano, o índice permanece acima de 75%, semelhante ao observado em épocas de alta safra de café, açúcar e algodão no segundo semestre de 2023, em um mês (fevereiro) com exportação significativa de algodão, mas sem grande volume de açúcar.
O diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, relata que os problemas com a abertura de gates nos terminais continuam impactando negativamente o planejamento das empresas, resultando em custos adicionais para os exportadores que lutam para cumprir os prazos e compromissos financeiros.
Conforme o relatório, somente 13% dos embarques em fevereiro de 2024 tiveram um prazo de gate superior a quatro dias, com 66% entre três e quatro dias, e 21% com menos de dois dias de abertura de gate. Além disso, 23 navios não tiveram nenhuma abertura de gate no mês passado, obrigando os exportadores a arcarem com custos inesperados de pré-stacking, aumentando ainda mais suas despesas.
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BOCA
Jornalista especializado em mercado
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