RS permite comercialização no Estado de produtos com inspeção municipal
Estratégias para impulsionar as vendas das agroindústrias prejudicadas pelas chuvas

Diante da situação de emergência causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) emitiu uma instrução normativa que permite a comercialização intermunicipal de produtos de origem animal de agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) por 90 dias.
Essa medida busca apoiar as agroindústrias que enfrentam dificuldades para vender seus produtos e suprir as necessidades da população. A decisão foi tomada após um pedido da presidente da Emater-RS, Mara Helena Saalfeld, e da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) para que o Governo Federal autorize a venda de produtos de agroindústrias familiares com inspeção municipal e estadual em outros Estados.
Técnicos da Seapi se reuniram com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para encontrar soluções para essa comercialização. Embora o Mapa tenha informado que está analisando a demanda, a AGL afirmou que o ministério já concedeu autorização para a venda desses produtos em todo o país, desde que a produção seja rastreada e devidamente informada ao órgão federal.
A AGL está organizando ações como compras coletivas e feiras para apoiar as queijarias no Rio Grande do Sul. Isso pode representar uma importante ajuda para os produtores impactados pela tragédia. A entidade planeja emitir orientações detalhadas para garantir que o comércio com outros Estados seja realizado de maneira legal e rastreável, contando com o apoio de uma força-tarefa do Mapa. Além disso, cerca de 50 produtores de queijo devem ser beneficiados com essa flexibilização nas próximas semanas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Eliane Silva — Ribeirão Preto (SP)
Jornalista especializado em mercado
Mais de mercado

Brasil se aproxima da regulamentação do mercado de carbono
Regular o mercado de carbono: uma das principais prioridades do Congresso Nacional para o início de 2024.

Índia e Singapura favorecem produtos nacionais com novas oportunidades de mercado
Índia aprova importação de açaí em pó do Brasil e Singapura libera entrada de carnes ovinas

Brasil toma medida cautelar e suspende importação de tilápia do Vietnã
Governo propõe revisão do protocolo sanitário em face da ameaça do vírus TiLV

Altas temperaturas prejudicam frutas e hortaliças
O mercado de bioestimulação: crescimento exponencial nos últimos anos





