Holanda realiza testes com trator movido a eletricidade

Liberação fácil da bateria para carregamento em estação independente

Holanda realiza testes com trator movido a eletricidade

A empresa agrícola Koninklijke Maatschap de Wilhelminapolder (KMWP), uma das maiores da Holanda, obteve êxito no teste do trator Fendt 700 Vario Electric de 200 HP durante a colheita de batatas no outono. Este trator elétrico apresentou resultados promissores, especialmente em relação à potência de tração. Sua introdução nas fazendas holandesas trouxe uma mudança significativa, substituindo o ruído do motor diesel pelo silencioso funcionamento do motor elétrico nos campos.

Os tratores elétricos Fendt 700 Vario Electric possuem capacidade de carregamento em estações padrão, garantindo operação contínua e o prosseguimento das tarefas sem interrupções. A importadora holandesa Agromec já distribuiu 10 tratores similares, resultando em cerca de 7.000 horas de operação em trabalhos de terraplenagem e construção de estradas. Porém, o destaque desses tratores elétricos na agricultura ainda não é grande, tornando o teste da KMWP uma inovação notável na indústria dos tratores elétricos de 200 HP.

O trator opera com uma transmissão movida por um motor elétrico Danfoss síncrono de ímã permanente, sem escovas. Este motor é capaz de gerar mais de 420 HP, mas foi ajustado para reproduzir as características de desempenho do motor diesel Deutz original. Uma bateria de 70 kWh destina-se a uso de curto prazo, como deslocamentos curtos e substituição de baterias maiores na parte frontal. O resfriamento dos componentes elétricos é essencial, mantendo as temperaturas abaixo de 45 graus Celsius.

A bateria descarregada pode ser facilmente removida e colocada como unidade independente em uma estação de carregamento, sendo recarregada completamente em uma hora com um carregador rápido. O processo de remoção e instalação leva de 1 a 2 minutos. A bateria pesa 2.000 quilos e possui dimensões de 1,3 metros de altura, 1,08 metros de comprimento e 1,3 metros de largura, incluindo unidade de resfriamento e aquecimento na parte superior para garantir condições ideais de funcionamento.