Índice CEPEA/ESALQ registra novas oscilações e apresenta aumento de 6,4% no mês de fevereiro
O mercado do algodão em pluma continua com variações significativas, conforme apontado pelo Indicador CEPEA/ESALQ, que atingiu R$ 4,30 por libra-peso em 20 de fevereiro e retornou para R$ 4,20/lp. No entanto, na parcial do mês até o dia 26, o indicador acumula uma valorização de 6,4%.
Os vendedores estão capitalizados e firmes nos valores praticados, influenciados pelo cenário externo do mercado, enquanto os produtores acompanham de perto o desenvolvimento do algodão da safra 2023/24. Aqueles que ainda possuem a pluma da temporada anterior estão em busca de boas oportunidades de venda.
No mercado, os comerciantes estão focando em realizar negócios "casados" para alinhar interesses entre compradores e vendedores. Algumas indústrias têm interesse em adquirir a fibra para o curto prazo e novos contratos a termo, com cautela no repasse dos custos aos manufaturados.
Devido à necessidade imediata de compra, algumas empresas têm oferecido valores mais atrativos, principalmente para lotes de qualidade superior, visando atrair vendedores e manter a liquidez no mercado, conforme os pesquisadores do Cepea destacam.