Cepea aponta cenário propício para aquisição de boi magro

Preços em baixa e revisões contratuais abrem caminho para oportunidades aos produtores

Cepea aponta cenário propício para aquisição de boi magro

Informações do Cepea indicam que o momento atual é favorável para a compra de novos lotes de boi magro, considerando a relação entre os preços dessa categoria de animal e os ajustes do contrato Julho/24 negociado na B3, que ocorre três meses à frente, período correspondente a um ciclo de confinamento.

Diferentemente do que era observado até o início da década, a partir de 2022 os valores do boi magro têm apresentado queda de março a maio, conforme apontado por pesquisa do Cepea. Essa redução é justificada pela demanda ainda relativamente baixa de agentes que ainda não finalizaram o planejamento das operações para o segundo semestre.

Vale ressaltar que o boi magro representa cerca de 60% do custo total de produção no confinamento, sendo os insumos da alimentação os outros elementos que impactam significativamente nos custos. Tanto o milho quanto o farelo de soja, que tradicionalmente influenciam os preços das opções de dieta, encontram-se em níveis inferiores aos registrados nos últimos anos.