Colheita da primeira safra de feijão apresenta avanços

A colheita atinge 80% da área cultivada: panorama atual da safra.

Colheita da primeira safra de feijão apresenta avanços

O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca o avanço da colheita do feijão 1ª safra na região administrativa de Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra. Nessa área, tradicionalmente cultiva-se o feijão de forma mais tardia, representando cerca da metade da área plantada em 1ª safra no Rio Grande do Sul.

Na região mencionada, a colheita já alcançou aproximadamente 80% da área cultivada, com previsão de conclusão nos próximos dias. As condições climáticas têm sido favoráveis desde o plantio até a colheita, propiciando um desenvolvimento adequado da cultura. Isso resulta em um rendimento muito satisfatório e na excelente qualidade dos grãos, especialmente do tipo carioca, cuja coloração é um elemento essencial na comercialização.

A média de rendimento obtida é de 2.400 kg/ha na região de Caxias do Sul, enquanto no estado como um todo, a produtividade média do feijão 1ª safra está em 1.930 kg/ha.