China avança no desenvolvimento de trigo com maior produtividade

O compromisso da China com a segurança alimentar: avanços recentes e desafios a superar

China avança no desenvolvimento de trigo com maior produtividade

Pesquisadores chineses desenvolveram trigo de maior rendimento para a produção de pão, utilizando a edição do genoma CRISPR-CAS9. Por meio da identificação de mecanismos moleculares que influenciam o desenvolvimento dos grãos, foi possível aumentar o comprimento e o peso do trigo. O estudo apontou que o fator de transcrição bHLH TabHLH489 está associado ao comprimento do grão, sendo que a sua inativação resultou em melhorias nesses aspectos. Além disso, a equipe descobriu o módulo regulador TaSnRK1α1-TabHLH489, que utiliza sinalização de brassinosteróide e açúcar para controlar o comprimento do grão.

O sequenciamento do genoma do trigo pão foi concluído em 2018, sendo este grão o mais cultivado no mundo. O consumo e produção de trigo estão em crescimento, com previsão de atingir cerca de 800 milhões de toneladas na próxima campanha de comercialização, conforme dados do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA.

Diante da priorização da segurança alimentar, o governo chinês tem investido em tecnologias como a edição genética para aumentar a produção de trigo e reduzir a dependência de importações de milho e soja geneticamente modificados.