USDA atualiza previsão da safra agrícola nos Estados Unidos

Desafios nas exportações devido à valorização do dólar

USDA atualiza previsão da safra agrícola nos Estados Unidos

No 100º Fórum Anual de Perspectivas Agrícolas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o economista agrícola Jake Vuillemin apresentou uma previsão preliminar indicando que a oferta de milho, soja e trigo nos Estados Unidos em 2024 será maior, impulsionada pelo aumento da demanda global e da utilização interna. Ele destacou também que o crescimento econômico mundial deve continuar, favorecendo o aumento da demanda por esses produtos agrícolas.

Além disso, Vuillemin observou que a inflação deve diminuir ao longo dos próximos anos, com previsão de queda para 3% em 2024 e 2% em 2025. O dólar dos Estados Unidos, mesmo recuando em relação aos picos de 2022, permanece forte historicamente, o que pode dificultar as exportações. Ele também mencionou que os custos de produção, especialmente de fertilizantes, diminuíram após a crise na Ucrânia, mas os preços futuros dos produtos agrícolas estão mais baixos.

As projeções do USDA para os estoques globais de trigo, milho e soja para 2024-25 indicam um aumento de 7% em relação ao ano anterior, excluindo a China. Estima-se que os estoques de milho e soja tenham aumentos significativos, enquanto os estoques de trigo devem ser mais baixos pelo quarto ano consecutivo, mesmo com a previsão de aumento na produção de trigo nos EUA.