A propagação de mitos nos discursos políticos
O Sindag e o Ibravag lançaram uma campanha para combater o preconceito contra a aviação agrícola, por meio da divulgação de vídeos de animação nas redes sociais das entidades a partir de 21 de setembro. O objetivo é desmistificar os principais mitos sobre o setor e ressaltar a importância e segurança das ferramentas aéreas na agricultura, como aviões, helicópteros e drones.
A iniciativa, intitulada “Chega de preconceito contra a aviação agrícola”, inclui a criação de cards e vídeos que abordam o assunto, mostrando ações institucionais de empresas aeroagrícolas associadas e dirigentes do sindicato desmascarando os principais mitos sobre a aviação agrícola. Também será criado um portal com informações e links para fontes originais de pesquisas, notícias e estatísticas que confirmam os benefícios da aviação agrícola no Brasil.
Segundo o diretor-executivo do Sindag e Ibravag, Gabriel Colle, o objetivo é trazer racionalidade ao debate sobre a segurança e a sustentabilidade ambiental do trabalho no campo. Ele destaca a falta de conhecimento da população sobre as rotinas e ferramentas na agricultura, especialmente em produções em grande escala, o que tem contribuído para a disseminação de estereótipos sobre a aviação agrícola.
Colle ressalta que, recentemente, esses mitos têm invadido discursos políticos, incluindo estatísticas exageradas e projetos de proibição sem justificativas coerentes. Ele alerta que essas situações, que não resistiriam a uma análise racional, têm ganhado espaço em plenários legislativos e chegado até em algumas cortes da Justiça.