Congresso discute desafios no cenário agroeconômico
Desenvolvimento de instituições compatíveis com a redistribuição de riqueza.

Durante sua palestra no 4º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, Maílson da Nóbrega, ex-Ministro da Fazenda e economista da Tendências Consultoria, enfatizou que a reforma tributária, com princípios como legislação única em todo o país e incentivos para exportações e investimentos, pode contribuir para solucionar o problema da baixa produtividade. O evento está sendo realizado de forma híbrida e pode ser acompanhado pelo site oficial.
"Mesmo diante desse cenário, o país está pronto para lidar com esta crise fiscal, buscando navegar, sobreviver e criar condições para sua recuperação, uma vez que conta com instituições sólidas e um sistema financeiro bem regulado", afirmou.
Na abertura do Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), o presidente Renato Buranello ressaltou a importância do sistema judiciário para o agronegócio e o desenvolvimento econômico. Ele enfatizou a necessidade de instituições em conformidade não apenas com a ideia de riqueza compartilhada, mas também alinhadas ao conceito de liberdade econômica.
Guilherme Mendes Resende, do STF, sublinhou a relevância da segurança jurídica para os investimentos, defendendo o diálogo entre os poderes e a avaliação dos custos e benefícios das políticas públicas. João Pedro Nascimento, da CVM, destacou as iniciativas para ampliar a presença do agronegócio no mercado de capitais, mencionando a regulamentação do Fiagro. O Secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, mencionou prioridades como segurança jurídica e anunciou investimentos em seguro rural e Fiagros para expandir a irrigação no estado.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Brasil conquista maior independência na fabricação de fertilizantes
Novo empreendimento traz inovação e movimenta o setor rumo a uma nova era

Indicação para futuro ministro da agricultura da Argentina se manifesta pela primeira vez
Nomeação da equipe de governo por Vilella

Impacto das chuvas na produção de tabaco: uma das culturas mais afetadas
Grandes estragos atingem as regiões do Alto Vale de Itajaí, Planalto Norte e Planalto Sul - com milhares de propriedades afetadas.





