Veja como os vetos da lei aprovada pelo Congresso impactam o registro
Congresso deve analisar os vetos antes de sua aprovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com 14 vetos, o projeto de lei que visa agilizar o registro de agrotóxicos no Brasil, após 24 anos de tramitação no Congresso Nacional. A medida teve sua decisão publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28.12).
Um dos vetos feitos pelo presidente foi em relação à exclusividade do Ministério da Agricultura e Pecuária para coordenar as reanálises dos riscos dos agrotóxicos, alegando inconstitucionalidade e riscos à vida e saúde.
Outros vetos foram feitos em dispositivos que prejudicariam a interação entre as áreas da agricultura, meio ambiente e saúde, extinguindo o modelo tripartite de registro e controle de agrotóxicos; na determinação facultativa da participação dos órgãos da saúde nos processos de reanálise; no deferimento de registros pendentes de análise de riscos; na dispensa da gravação indelével do nome da empresa titular do registro na embalagem, visando evitar riscos à saúde humana e ambiental; na criação da taxa de avaliação e registro sem base de cálculo e alíquota estabelecidas; na destinação exclusiva dos recursos da taxa à fiscalização e desenvolvimento agrícola; na vinculação de valores à arrecadação sem a fixação de base de cálculo e alíquota do tributo; e em alterações na tabela de preços dos serviços e produtos cobrados pelo Ibama e itens específicos da Lei nº 9.782/99.
Esses vetos, justificados em sua maioria pela inconstitucionalidade dos artigos e pela ameaça à saúde humana e ao meio ambiente, aguardam análise do Congresso. A proposta aprovada reduz prazos de concessão e reavaliação de registros de agrotóxicos e produtos similares, buscando otimizar os processos e garantir eficiência na autorização, pesquisa, produção, exportação, importação, comercialização e uso desses produtos.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Aline Merladete
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo do RS autoriza agroindústrias a comercializarem produtos em todo o Brasil
Governo anuncia medida emergencial com duração de 90 dias

Carlos Fávaro e a diplomacia do etanol no cenário global
Ministro ressalta cooperação internacional e desafios climáticos na política do etanol durante reunião do G20 Agro

Governo planeja expansão da área agrícola
Programa de incentivo do governo contará com linhas de crédito com condições vantajosas

Modernização no registro de defensivos agrícolas
Produtor rural terá acesso mais rápido às novas tecnologias





