Equilíbrio entre a inflação nos preços de insumos e cotações elevadas
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, os custos operacionais para os agricultores, como os fertilizantes, tiveram um aumento significativo. No entanto, o estudo do Rabobank, assinado pelos analistas sênior Bruno Fonseca e Marcela Marini, destaca que os produtores de grãos no Brasil têm a perspectiva de alcançar boas margens na safra 2022/23 aproveitando os altos preços do mercado mundial de soja e milho.
Os analistas enfatizam que, apesar do aumento dos preços dos fertilizantes devido à guerra na Ucrânia, os agricultores brasileiros têm se beneficiado dos preços recordes da soja e do milho, impulsionados pela desvalorização do Real e por fatores climáticos. Essa situação contribui para margens positivas, mesmo com os custos operacionais mais elevados.
A projeção do estudo aponta que, apesar dos desafios, a combinação das margens de soja e milho ainda resulta em um retorno satisfatório sobre os custos operacionais. Entretanto, os analistas ressaltam a importância do gerenciamento dos custos e da comercialização estratégica diante das incertezas nos mercados de fertilizantes e grãos. Ainda que haja turbulências, os produtores têm a possibilidade de obter boas margens, considerando as condições atuais.