Inmet emite alerta vermelho para chuva intensa em diversas regiões; confira os locais afetados.

Alerta de possibilidade de alagamentos e transbordamentos de rios emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia

Inmet emite alerta vermelho para chuva intensa em diversas regiões; confira os locais afetados.

Nesta terça-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, indicando a possibilidade de chuvas intensas, superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, o que pode resultar em alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Esse tipo de alerta aponta a presença de fenômenos meteorológicos excepcionais, com alto potencial de causar danos e acidentes graves, inclusive representando riscos à integridade física e à vida humana.

As áreas afetadas abrangem o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense. Além disso, há um alerta de perigo de tempestade nessas regiões até quinta-feira (2), com previsão de chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h (ou 50 mm/h e 100 mm/dia), ventos intensos de 60-100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet adverte para o risco de corte de energia elétrica, prejuízos em plantações e queda de árvores.

A previsão do tempo do Inmet para o período até 6 de maio destaca grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à influência de um sistema frontal. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocará chuvas na faixa norte, com acumulados acima de 40 mm em áreas do Sealba. Na região Norte, são esperadas pancadas de chuva com valores altos, especialmente no norte da Amazônia e no Amapá. Já para o Centro-Oeste e Sudeste, o tempo deve permanecer quente e seco, com exceção de áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde pode ocorrer chuva rápida e passageira.