Portos RS confirma funcionamento regular do Porto de Rio Grande
Autoridade portuária gaúcha contradiz declarações do ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho

O principal terminal do Rio Grande do Sul, o Porto do Rio Grande, está em pleno funcionamento, de acordo com informações da Portos RS, que é a empresa responsável pela administração do sistema hidroportuário do estado. Isso vai de encontro com o que foi divulgado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que afirmou durante um evento no Rio, que embora as águas estivessem acima do nível no dia anterior, o porto não estava realizando operações. Ele mencionou a necessidade de aguardar a diminuição do nível da água para avaliar os possíveis danos.
A Portos RS comunicou que está monitorando diariamente a situação em Rio Grande, devido ao risco de cheias nos próximos dias, em função dos alertas de inundação emitidos pela meteorologia. Algumas áreas de alto risco estão sendo evacuadas como medida preventiva.
A Wilson Sons, empresa responsável pela administração do Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande, garantiu que as atividades estão seguindo normalmente, incluindo a operação dos navios, armazém, entrega e recebimento de cargas. Por outro lado, os terminais de Pelotas e Porto Alegre estão paralisados em decorrência das intensas chuvas e inundações que afetam mais de 300 municípios gaúchos. O porto de Porto Alegre foi evacuado preventivamente na semana passada, com os equipamentos importantes sendo elevados para minimizar possíveis danos. Já o porto de Pelotas chegou a operar com restrições no fim de semana, porém foi posteriormente fechado.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Luciana Franco — São Paulo
Jornalista especializado em mercado
Mais de mercado

Nível do Guaíba atinge 5,04m, registrando baixa significativa
Conheça as últimas atualizações desta quarta-feira (09.05) às 06h39

Limite estabelecido para captura de lagosta
Promovendo um futuro promissor para a pesca da lagosta: um primeiro passo

Prefeitura de Porto Alegre declara estado de calamidade pública
Centenas de pessoas encontram-se em abrigos temporários da prefeitura devido a situações de emergência

Regulamentação solicitada por médicos veterinários para o transporte de animais
Alerta do CFMV: Caso do cachorro Joca movimenta autoridades





