Governo determina cadastro obrigatório para produtores de banana em SP

Cadastro de Unidade de Produção passa a ser obrigatório em São Paulo

Governo determina cadastro obrigatório para produtores de banana em SP

Entrou em vigor, a partir de 5 de maio, uma nova medida para os produtores de banana em São Paulo, conforme previsto na Resolução SAA nº 24 de 2023 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Agora, é obrigatório cadastrar todas as unidades de produção de banana no sistema informatizado de gestão animal e vegetal, o GEDAVE.

A Coordenação de Defesa Agropecuária (CDA), ligada à SAA, será responsável por planejar e coordenar as ações de fiscalização da medida, como determinado na resolução. Além do cadastro, a resolução determina que os produtores devem adotar medidas fitossanitárias, com a exigência de manter registros mensais detalhados sobre as ações realizadas nas propriedades, tais como técnicas de monitoramento de pragas, resultados desses monitoramentos, tratos culturais e controle químico, incluindo agrotóxicos utilizados, doses, datas de aplicação e períodos de carência.

É importante registrar ocorrências atípicas fitossanitárias e/ou climáticas relevantes, assim como informações sobre a procedência dos rizomas ou mudas utilizadas em replantio e/ou renovação do pomar. Para auxiliar os produtores no cadastro, a Defesa Agropecuária disponibiliza um tutorial online no link:

https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/getpdf.php?idform=1385.