Tragédia no RS e seu impacto no seguro rural

Desafios adicionais no mercado de seguro agrícola na safra 2024/25

Tragédia no RS e seu impacto no seguro rural

De acordo com a Confederação Nacional do Setor de Seguros (CNseg) e a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), nos primeiros dois meses de 2024, as seguradoras em atividade no Brasil desembolsaram quase R$ 1 bilhão em indenizações para os produtores rurais que utilizaram o seguro rural no país. Esse montante apresentou um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo motivado principalmente por quebras nas safras de grãos e eventos climáticos adversos.

Com a redução de 27% no valor arrecadado pelas seguradoras, totalizando um pouco mais de R$ 800 milhões, as indenizações ultrapassaram a receita das empresas. Antes da devastação causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, as empresas projetavam um crescimento de 10% na arrecadação do seguro rural para este ano. Caso não ocorra um significativo aporte de recursos do governo federal no programa de subvenção do seguro rural no Brasil, é possível que o mercado se torne ainda mais vulnerável na safra 2024/25.

Não perca o CBN Agro de segunda a sexta-feira, às 5h50, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, por volta de 13h20, no CBN Brasil.