Preços de referência não foram divulgados dentro do prazo estabelecido
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oficializou a suspensão do leilão para a compra de 104 mil toneladas de arroz beneficiado polido que estava previsto para acontecer nesta terça-feira (21/5). Em comunicado divulgado pela estatal na noite de segunda-feira (20/5), foi informado que "a nova data de realização será divulgada oportunamente". Na prática, o leilão já estava, de fato, suspenso, uma vez que os preços de referência não foram divulgados no prazo estabelecido por lei, como destacou a Globo Rural.
Internamente, o governo está caminhando para descartar a realização desse leilão, o qual provavelmente será cancelado em breve, e está planejando tomar outras medidas. A suspensão do certame ocorreu após a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação de arroz de países que não pertencem ao Mercosul. A Conab deverá observar o comportamento do mercado para decidir se haverá um novo leilão.
No meio produtivo do Rio Grande do Sul, houve críticas em relação à isenção tributária para importação de arroz, sem a definição de uma cota. Os produtores pedem, em troca, que o governo mantenha suspensa a medida provisória que permite as compras públicas de arroz importado e cancele os leilões conduzidos pela Conab.